quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

LEONTINA E LEOPOLDINA

Como todas as outras histórias que contei, é verídica.
Isto passa-se numa aldeia espanhola per´to de Vigo.
Em terrenos baldios próximos desta aldeia,um grupo de idosos cultivam as suas hortas, e juntam-se com alguma frequência para petiscarem em conjunto, não só os produtos colhidos das hortas como outros géneros.
Algumas hortas têm uma casinha construída ,com fogão, para os cozinhados e outros equipamentos necessários para o pretendido, conversar, petiscar, confraternizar.
O Paco é um desses hortelãos. Um vizinho da Paco deu-lhe uma galinha à qual foi dado o nome de Leontina. Esta dormia numa caminha que o Paco construiu num pequeno telheiro. Outro vizinho ofereceu uns ovos que a Leontina chocava. Mas entretanto ainda outro vizinho ofereceu ao Paco outra galinha que ficou com o nome de Leopoldina. Quando a Leontina se afastava do ninho a Leopoldina ocupava o seu lugar no choco. E com tanto desvelo das duas mães nasceram 4 belos pintainhos.
Entretanto a primeira mãe por cansaço ou por qualquer outra razão afastou-se dos pintos e a Leopoldina ocupou o lugar vago com todo o entusiasmo e dedicação.
Deambulava pela horta do Paco uma gata que se ia alimentando do comer dos pintos e das sobras dos petiscos e que por estar prenha deu à luz na cama da Leontina, que pelos vistos tinha ficado vaga pelo menos durante o dia.
Mais outra oferta foi dada ao Paco, um galo que ficou com o
nome de Beethoven, por ter uma bela voz..
Sucede que o Beethoven adoptou a família dos pintos e dos gatos e protege-os escondendo-os debaixo das asas se qualquer perigo os ameaça
Com tantos hospedes o Paco teve de fazer uma nova cama para os gatos, os pintos e o resto da família que cada vez era mais numerosa.
Todos vivem numa grande harmonia , parece que sem grandes discussões.
E sobretudo sem guerras.
A Gata mãe seguiu as pisadas da Leontina e só vai lá para comer.
Dos filhos a Leopoldina se encarregou de tratar com a protecção do Galo Mozart

1 comentário:

Aparecida disse...

Olá Júlia!
Passei por aqui para ver o blogue Pó de Lixo e o Trumbuctu, gostei de os ver.
Sempre que eu possa vou voltar por aqui.
Um beijinho
Aparecida