sexta-feira, 10 de agosto de 2007

mudar atitudes

Tenho feito algum trabalho de voluntariado num abrigo para animais abandonados em Vila Franca de Xira.
Um dia estava eu do lado de fora do abrigo vejo apearem-se de um carro que estacionou por perto, tres homens. O mais novo disse-me que já tinha lá ido buscar uma cadela que por sinal estava muito bonita, e que um dos companheiros ia escolher um cão para guarda. Fiquei logo muito contente porque era menos um que viveria nas condições deploráveis do abrigo.
Chamei a voluntária que estava a fazer tratamentos lá dentro. Ela aproximou-se e perguntou ao homem se o cão iria ficar preso. Vai ficar num canil respondeu o homem. Então não vou dá-lo respondeu a Anabela. O homem procurou emendar o que tinha dito, mas a Anabela foi inflexivel.
Não daria o cão se ele ficasse preso. " Os cães estão habituados a andar à solta e ele iria chorar todo o dia." disse a Anabela. E o homem retorquiu" Mas a casa fica longe eu nem ouviria o barulho" " Mas eu não estou procupada com o senhor estou preocupada é com o cão" respondeu a Anabela.
Fez-se um minuto de silêncio após o que um dos homens disse" Assim não vão conseguir despachar nenhum" ao que eu respondi" Está enganado senhor nós não queremos despachar os cães, queremos dá-los." E eu depois disto fiquei a pensar que cabe a nós´defensores dos direitos dos animais, mudar a linguagem como mudar atitudes ajudando os outros também a mudar.

Sem comentários: