terça-feira, 27 de novembro de 2007

apontamento sobre meditação

Frequento um pequeno curso de meditação que inclui alguns exercícios práticos para desenvolvermos a atenção. Vou descrever um deles. O instrutor deu a cada um de nós trez passas e pediu para pegarmos numa das passas e a observassemos atentamente. Depois a cheirassemos e
a levassemos ao ouvido procurando ouvi-la. No final a degustassemos lentamente procurando captar todo o sabor da passa. Fizemos isto com as trez passas. No final o instrutor perguntou-nos o que cada um tinha a dizer sobre a experiência. Um dos intervenientes disse que a primeira passa lhe tinha causado interesse, a segunda já não tanto e a terceira então já tinha fugido todo o interesse. Outra interveniente disse que com a primeira passa não tinha sentido nada, com a segundo o interesse tinha surgido e com a terceira era como se tivesse comido um manjar.
Volto ao assunto quando houver algo curioso ou interessante.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Frases que nos encantam

Ontem conversei com um rapaz brasileiro que possui uma cadela aleijada duma perna da frente.
Como se visualiza a falta de uma das pernas sobretudo da frente dificulta muito o andar. Eu antes de meter conversa ficava a olhar para aqueles dois seres andando um pouco aos solavancos pela rua.
Até que um dia não resisti. " Então o que é que sucedeu à sua cadela?" A perna estava coberta com uma espécie de luva e não se percebia os danos. Respondeu-me "Quando a fui buscar ao canil de Sintra já vinha aleijada. Tem à volta de 8 anos e disseram-me que foi atropelada, por isso ficou assim" Contei-lhe que fazia voluntariado num canil para minorar um pouco o sofrimento a que estão expostos estes nosso amigos. e ele então respondeu o seguinte. " Pois,temos de pensar global e agir local"